A gente se prepara tanto para o parto durante a gestação e esquecemos de nos preparar para a amamentação, que pode ser o maior desafio quando nos tornamos mãe!

Sei que nos encantamos com as imagens lindas de mães e seus bebês naquele momento mágico da amamentação e aí, quando é com a gente, tudo se resume a dor, ansiedade, culpa, e mais dor…nada fácil!😣

A primeira orientação sempre deve ser a respeito da pega correta do bebê. Mas isso deixo para meus colegas pediatras 😉

Mas a preparação da pele do seio fica por minha conta!! 🙋🏼‍♀️

Durante a gestação, a aréola do peito já se modifica para receber a boca do bebê. Ela fica mais escura e a pele dessa região um pouco mais grossa e menos sensível.

Para auxiliar no sucesso da amamentação, prescrevo cuidados específicos para os seios durante a gestação e durante a amamentação!

Algumas dicas básicas durante a GESTAÇÃO:.

❌Não recomendo esfregar os mamilo com bucha ou toalhas durante o banho para tentar tornar a pele mais grossa! Isso não funciona e pode causar escoriações na pele facilitando eventuais infecções locais.
❌Não devemos passar hidratantes da região da areola ou mamilo. Esta pele possui glândulas maravilhosas que realizam a hidratação perfeita e ideal da região, as glândulas de Montgomery.

Algumas dicas básicas durante a AMAMENTAÇÃO:.
.
✅Uso de pomada de lanolina ultra pura no mamilos no intervalo das mamadas – um produto natural que hidrata e ajuda na recuperação. É inofensivo para o seu bebé, por isso não precisa de ser lavado antes de amamentar.
✅Lavar os seios apenas com água morna SEM utilizar sabonetes na região dos mamilos. As bactérias da superfície da sua mama podem ajudar a desenvolver o microbiota intestinal do seu bebé
✅Trocar com frequência os protetores de seio sempre que estiverem úmidos para reduzir o risco de infeções bacterianas ou fúngicas.

Todo esse esforço vale muito a pena!!! Procure ajuda…Conte com uma rede de apoio neste momento!
Ah, e tudo bem se você não conseguir seguir amamentar como imaginava! Tenho certeza que fez o seu melhor e seu neném será tão saudável e feliz! 🥰 ❤️