Vamos falar sobre um tema especial que atinge cerca de 70% das gestantes:
- Estrias
As estrias na gravidez preocupam e incomodam a maioria das mulheres.
Algumas são mais felizardas por não terem, outras (a maioria) nem tanto... Vamos entender:
- As estrias de distenção (termo médico) são cicatrizes formadas pelo estiramento da pele e se desenvolvem depois de haver alterações nas fibras de colágeno, elastina e fibras de fibrilinas presentes na derme.
- Na gravidez elas tendem a se desenvolver a partir da 25a semana gestacional e em áreas específicas do corpo da mulher: BARRIGA, SEIOS, QUADRIL, GLÚTEOS.
- No início, as estrias podem coçar ou arder, mas quando já desenvolvidas não costumam apresentar esses sintomas. Suas colorações podem variar entre avermelhadas, rosas, roxas ou esbranquiçadas.
Mas por que elas aparecem em algumas mulheres e em outras não?? Alguns fatores são muito relevantes:
- Hereditariedade: Aquela herança que ninguém gosta de receber.
- Idade da mulher: As mais novas, por apresentarem maior rigidez na pele, podem desenvolver mais estrias do que as mais velhas, que já têm maior flacidez na pele! Grávidas com idade acima dos 30 ou 35 anos, têm menores chances de apresentar estrias.
- Etnia da mulher: A etnia branca dispõe de maior probabilidade para ganhar essas marcas na gravidez.
- Estrias prévias à gravidez: As mulheres que já tinham as marcas antes da gestação têm maior inclinação a obtê-las também nessa fase.
Devido às circunstâncias relatadas acima, algumas gestantes, mesmo quando tomam todos os cuidados, ainda desenvolvem as estrias. O que fazer nesse caso? Há duas formas de você encarar a situação.
- Aceitar que essas marcas fazem parte de você agora e representam um dos momentos mais transformadores da sua vida: gerar seu filho com todo AMOR e força que uma mulher é capaz de viver.
- Não se gostar com estas novas marcas em seu corpo...fique tranquila, pois existem muitos tratamentos disponíveis com bons resultados para devolver sua auto estima! Vamos juntas!
Já sabemos como as estrias se formam, então vamos falar um poucos sobre:
- Prevenção de Estrias na Gestação
Iniciamos a prevenção com medidas básicas, porém essenciais para manter a pele longe das temidas estrias:
- Ingerir muita água
- Controlar o ganho de peso
- Alimentar-se bem. Aqui vale mencionar que os alimentos ricos em vitaminas C e E são bons aliados.
- Hidratar a pele: Já que as estrias aparecem pelo rompimento das fibras de suporte da pele (elastina, colágeno, fibrilinas, fibronectina) deixar a pele mais hidratada pode prevenir seu aparecimento. A hidratação da pele é descrita como a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de estrias na gravidez.
Algumas dicas:
- Fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana ajuda o creme a penetrar melhor na pele. Use Agentes esfoliantes vegetais, argila branca ou cristais de quartzo! Um mais maravilhoso do que o outro!
- Massagear as áreas que costumam ser mais afetadas, como barriga, seios, quadril e glúteos ajuda a ativar a circulação sanguínea e a aumentar a elasticidade da pele. As massagens podem ser feitas diariamente, com produtos especiais e seguros para as gestantes. Procure o creme hidratante da Gestar Organics, 100% seguro e natural, mais recomendados pelos médicos nessa fase.
E quais os melhores ativos cientificamente eficazes para auxiliar esta prevenção? Aqui vai alguns dos ingredientes poderosos que você encontra nos cremes anti estrias da Gestar Organics:
- Vitamina E e Vitamina C
- Manteigas vegetais como murumuru, cupuaçu, karité
- Óleos vegetais ricos em ômega 3, 6 e 9 como rosa mosqueta, abacate, maracujá, andiroba, açaí, amêndoas doces, semente de uva entre muitos outros!
- Silício orgânico: protege e estimula as fibras de colágeno e elastina da pele! Indispensável!!
Ah, e nada de aplicar cremes na região da areola e mamilos, ok? Procure o post sobre cuidados com os seios e entenda o porque! 😉
Dra. Thais Barros
CRM: 131.841
@dermatogestante