Tintura capilar na Gestação

Durante a gravidez a gente sente a necessidade de continuar nossos cuidados com os cabelos para manter não só a beleza dos fios, mas para cuidar da nossa auto estima também!

Já são tantas mudanças físicas e emocionais inevitáveis nestes nove meses…deixa ao menos a gente escolher a cor do cabelo para passar por tudo isso??

Poucos são os estudos a respeito do uso de tinturas durante a gravidez, sendo que os existentes não detectaram alterações significativas no desenvolvimento fetal. Seguimos na expectativa de novos estudos!

De qualquer maneira, mantenho as recomendações para as minhas pacientes atualizadas a respeito deste tema, com regras claras a seguir.

A primeira orientação básica é evitar tintura/descoloração no primeiro trimestre da gestação, ou seja, apenas no segundo trimestre estarão liberadas para utilizar os produtos seguros recomendados para seu tipo de cabelo.

Depois vamos para a regra do NUNCA:
NUNCA utilizar tinturas metálicas, ou seja, aquelas que possuem elementos metálicos em sua composição, em especial o CHUMBO e arsênio.
NUNCA utilizar tinturas permanentes que contenham AMÔNIA em sua composição.

Tão importante quanto saber quais são os produtos seguros a serem utilizados, é conhecer sua melhor técnica de aplicação, lembrando sempre de evitar o contato direto com o couro cabeludo.

Mas, espere aí, onde estão os produtos que podemos usar???
A partir do segundo trimestre de gestação estão liberados:

✔️Uso de Henna NATURAL!! Evitar compostos de Henna (estes contém adição de compostos metálicos como o chumbo);
✔️Uso de Colorações 100% Vegetais orgânicas livres de amônia.
✔️Xampus tonalizantes (Tinturas semi permanentes) que não contenham amônia ou metais pesados em sua composição.
✔️Descoloração (Luzes) utilizando água oxigenada e sem adição de produtos como a amônia, priorizando a técnica que selecione poucos fios, protegendo o restante dos cabelos e o couro cabeludo SEMPRE!

Lembrando que para ser uma gestante linda e saudável você deve sempre manter um acompanhamento médico regular!

Este post tem o intuito informativo e não substitui uma consulta médica, ok?!